Home / Materias / 8 dicas que você deve saber antes de contratar o fotógrafo do seu casamento

8 dicas que você deve saber antes de contratar o fotógrafo do seu casamento

13198599_949575438496451_191296835054258830_o

Por: Cleber Portugal

Cada noiva tem seu item mais importante no check list do seu casamento. Para algumas noivas, é o vestido; para outras, as flores da decoração; em alguns casos, o cerimonial. Porém, diante de tantos detalhes, um dos que ocupam os primeiros lugares do ranking, é o fotografo de casamento. Unicamente, porque a fotografia – ao contrario da banca, do bolo, da decoração e outros – é a única coisa que restará (além das lembranças, claro!) do seu casamento. A fotografia tem o poder de eternizar um momento. É como congelar o seu choro de alegria, a felicidade dos seus convidados, a energia do seu casamento.

Diante disso, apresento aqui algumas dicas primordiais para que seu sonho não seja algo passageiro e nem tampouco, se torne um pesadelo. Uma pesquisa cuidadosa e antecipada sobre as competências profissionais, o estilo artístico e o comportamento pessoal dos fotógrafos que você considera contratar, serão extremamente importantes antes da contratação.

13925551_1087694694658678_7168406395359718017_o

 

  1. Contrate com antecedência:

Não deixe para contratar um fotógrafo na última hora! É aconselhável fechar o contrato com no mínimo 5 meses de antecedência (apesar que nos dias atuais temos vistos a contratação com até 12 meses de antecedência, então fique atenta).

  1. Pesquise, cada fotografia é única:

Confira seu site e suas páginas do Facebook, veja o feedback dos clientes, analise cuidadosamente o site dos fotógrafos para verificar as fotos de outros casamentos que ele já realizou, o que lhe dará automaticamente uma ideia sobre seu estilo. Falando em estilo, está em alta os fotógrafos falarem que seu estilo é a “foto jornalística” , mas lembre-se você também precisará ter  as fotos tradicionais, por isso ter um fotógrafo que mescle os dois estilos é primordial para seu evento.

  1. Preço X Experiência = Qualidade:

Há fotógrafos de todos os níveis de preços no mercado.  Lógico que os bons, em geral, são mais caros: requer muita experiência, equipamentos caros, horas após horas tratando as fotos, estão sempre estudando e se atualizando etc. Mas também há fotógrafos com valor mais em conta e que entregam qualidade que em certos casos, até supera a do profissional mais caro, só que estes são raros. Por isso, o segredo é pesquisar e conhecer o trabalho de cada um. Mas uma dica que acho crucial é: jamais escolha seu profissional pelo preço mais baixo! Veja o valor do trabalho! Valor e preço têm significados diferentes quando se trata de arte. A regrinha básica é o “Preço é algo que normalmente pode ser negociado, a qualidade não”.

  1. Afinidade = Segurança

É importante você conhecer o profissional que irá ao seu casamento. Afinidade é tudo! Nada melhor que uma pessoa agradável para estar ao seu lado fotografando. Seu fotógrafo será a pessoa que estará te acompanhando o dia inteiro, desde a hora de se arrumar até o fim da festa. Verá você desarrumada, aguentará sua ansiedade, nervosismo, tudo. Escolha uma pessoa que você se sinta à vontade e que confie para que não precise se preocupar se as fotos que tanto deseja vão ser realizadas.

  1. Fuja de promoções com quantidade de fotos limitadas

Confira se há alguma cláusula no contrato sobre a quantidade de fotos que ele te entregará, ou seja, se ele te entregará 100% das fotos ou apenas a quantidade determinada para o álbum.  Fotógrafos tiram mais de 500 fotos numa festa. Você só poderá escolher umas 100 para o álbum, para não ficar tão grande e cansativo. Mas e as outras 400 fotos? Você também vai querer guardá-las de lembrança. E se for comprar separado após, serão bem caras. Já verifique se receberá todas ou não.

  1. Verifique quem estará no seu casamento

Geralmente, os grandes fotógrafos têm mais de um fotógrafo na equipe, e a menos que você especifique em seu contrato, o fotógrafo principal que te atraiu pelo seu nome no mercado, pode não estar em seu casamento. Converse com ele sobre quem irá fotografar o seu casamento.

  1. Ter mais de um fotografo na equipe é o ideal

Outro ponto: tenha e mente que ter mais de um profissional é obter vantagem de ter o dobro de cobertura. Em uma boa cobertura de casamento, serão necessários pelo menos dois fotógrafos, pois muitos momentos especiais acontecem simultaneamente em lugares diferentes. Por exemplo, durante a entrada da noiva um fica com ela e o outro fica com o noivo vendo sua reação ao ver sua amada entra na cerimônia. Outro ponto: enquanto um está na sessão formal de  foto, o outro  fotógrafo obtém as fotos por trás das cenas, fotos espontâneas, como o seus convidados se divertindo.

  1. Verifique o prazo de entrega

A forma e o prazo de entrega das fotos também é muito importante. Verifique com o profissional quanto tempo ele precisará para que todas as fotos estejam em suas mãos. Afinal de contas, a ansiedade de ter as fotos para recordar será grande. O bom profissional quer que o seu trabalho esteja o mais rápido possível nas mãos de seus clientes, pois esse é um dos marketings mais poderosos: o boca a boca.

14380181_1125003964261084_5972713978884813537_o

“Os fotógrafos terão o seu olhar, o seu coração e a sua emoção !! A fotografia, será muito mais que registrar, ela demonstrará sentimentos.” – Cleber Portugal

Portanto noivas, o fotógrafo do seu casamento deve ser aquele que te fará delirar e sonhar ao ver as fotos. Não é fácil escolher, mas é importantíssimo se ater aos detalhes citados, pois seu casamento é único e um sonho jamais se deve virar um pesadelo! Em breve, falaremos sobre como preparar um lindo ensaio de pré wedding e também quais critérios devemos levar em consideração ao escolher as fotos que irão para o seu álbum de casamento. Até lá…

Theme by binabot software