Home / Materias / A diferença entre celebrante e cerimonialista

A diferença entre celebrante e cerimonialista

Ser noiva, é passar por uma fase desconhecida, onde tudo é novidade. Então, ter conhecimento sobre diversos segmentos auxiliará na hora de ter certeza de que está fazendo uma contratação exata. Aqui no site da Real Noivas, já explicamos diferenças entre cerimonial e assessoria (veja matéria em http://goo.gl/2CMxVy), mas, será que você sabe que existe diferença entre as funções do celebrante de casamento e do cerimonialista? Explicaremos para você não ter dúvidas entre as duas distintas funções.

Cerimonialista:

É o profissional que trabalha durante todo o dia do evento, sendo responsável pelo bom desenvolver da festa. É responsável por todo o cortejo, do protocolo de um casamento e da aplicação de etiqueta tanto durante a cerimônia quanto na festa. É imprescindível a contratação deste profissional para um casamento. Ele atua nos bastidores, seguindo um roteiro que foi definido previamente com os noivos.

No dia do evento, o cerimonialista fiscaliza e coordena o trabalho dos fornecedores e demais profissionais para que tudo ocorra conforme contratado e que eventuais imprevistos sejam resolvidos sem que atrapalhem o bom andamento do evento.

 staff001

Celebrante de Casamento:

O celebrante de casamento atua na celebração do matrimônio, ou seja, na cerimônia de casamento, conduzindo o evento e marcando a união entre os noivos. O celebrante pode ser um:

  1. Juiz de Paz – responsável pela oficialização do casamento. Alguns celebrantes tem o magistrado de oficializar um casamento junto aos órgãos cabíveis.
  2. Pode pertencer a uma religião específica – padre, pastor, rabino… Os celebrantes religiosos costumam seguir um roteiro pré definido pela igreja a qual pertencem.
  3. Pode ser ecumênico – realiza celebração religiosa mas sem nenhuma religião específica.
  4. Agnóstico – sem vínculos com nenhuma religião ou crença. Assim como o ecuménico, o celebrante agnóstico realiza alguns rituais simbólicos para evidenciar a importância daquele momento que esta sendo vivido.

 celebrantes-de-casamento-revista-icasei-7

É importante destacar que nem todos os celebrantes realizam a cerimônia em diligência, ou seja, fora do cartório ou da igreja, como é o caso de um padre. Assim como também é importante ressaltar que a celebração realizada pelo celebrante não tem valor oficial para a justiça, a menos que o celebrante também exerça a função de Juiz de Paz.

Para ambas as funções, é fundamental a boa dicção e ter bom relacionamento com os noivos.

Theme by binabot software