Home / Colunas / Como escolher o sapato ideal para seu casamento?

Como escolher o sapato ideal para seu casamento?

Por: Cacá Duarte

Na matéria desta coluna, falaremos sobre uma das pautas mais sugeridas por nossas leitoras: o sapato ideal. Um momento: um Giro com Cacá com a própria assinante desta coluna? Sim! Um giro diferente, que reflete as mudanças que acontecem o tempo todo e a evolução deste conteúdo, que a cada edição, se firma mais no mercado matrimonial.

Detalhando o sapato ideal…

Nas cores…

Os famosos modelos coloridos estão perdendo espaço e dando ênfase novamente aos tradicionais sapatos brancos – e que bom! Nada como um sapato branco para deixar a noiva mais noiva. Mas, se mesmo assim você resolva casar com um sapato de cor, pense muito bem e não siga a opinião de terceiros. Tenha sempre certeza do que você quer para posteriormente não se arrepender.

 

Nos saltos:

Os saltos dependem muito da estatura da noiva e principalmente do noivo. Para um resultado satisfatório nas fotografias, é muito importante que a noiva não esteja nem muito maior nem muito menor que o noivo. Os dois precisam estar em harmonia. Das sapatilhas até o salto 12 não importa, o mais importante é que a noiva esteja confortável e possa utilizar o sapato até o final da festa. Lembro que o meia pata ajuda muito no conforto, principalmente se ela for de silicone.

Cuidado com o modelo do sapato escolhido. O Scarpin por exemplo, não é um sapato tão confortável para a noiva utilizar a noite toda. Já um salto médio, tipo 8, faz com que a noiva curta o seu dia desde o making of até o final da festa; porém os saltos mais solicitados são os de tamanho 11 e 12, por deixar o corpo mais esbelto e longínquo. Mas se ainda assim, você não quiser arriscar, opte sempre pelo salto 5.

Nas texturas…

É muito importante observar seu vestido na hora de escolher seu sapato. Por exemplo: vestidos rendados pedem sapatos mais lisos, sem bordados e sem rendas. Já no caso de vestidos lisos, a noiva pode abusar em qualquer textura de sapato e na cor, colocando pedras, muitas pérolas e até mesmo rendas.

 

Na postura…

Não adianta você querer usar um salto muito alto se você não tiver o costume de utilizá-lo. Busque sempre por um salto que te dê a postura correta, para poder curtir sua festa sem grandes preocupações. Mas se mesmo assim, você cansar se usar esse sapato, busque usar seu chinelo ou uma sandália baixa.

Em casamentos em sítio ou campo…

Para este caso, o ideal é a utilização de saltos mais grossos. Mas cuidado para não perder a elegância do sapato, pois saltos grossos remetem muitas vezes ao esporte. É preciso de muita atenção e auxílio de um profissional na hora da decisão. Ou se não quiser errar no salto, opte pelo salto fino, mas use protetores de salto.

 

Em casamentos na praia…

No caso destes casamentos que crescem cada dia mais, o ideal para este tipo de cerimônia não é usar um sapato, mas sim um FootJewel, que é um assessório utilizado pela noiva como se fosse uma pulseira para os pés, que dão um ar de delicadeza e elegância ao look da noiva.

 

Sapato combinado ao buquê?

O sapato não necessariamente precisa ter a mesma cor do buquê. Ele precisa estar somente participando da paleta de cores do evento. Por exemplo: um buquê amarelo não precisa combinar com um sapato amarelo. O sapato amarelo pode ir de encontro com um buquê laranja com amarelo, azul, ou simplesmente com a fita que envolve a base do buquê para finalizá-lo. A mesma coisa acontece com a decoração da festa. Seu sapato não precisa estar combinando com a sua decoração. Muito pelo contrário: a noiva precisa ter todo o destaque, não fazer parte da decoração.

 

DICAS DA CACÁ: __________________________________________________________

  • Calce seus sapatos 1 mês antes e fique andando pelo menos 10 minutos em casa, pois dessa forma o couro cederá e seu corpo se acostumará com o salto. Não se esqueça de levar seu sapato para todas as provas de vestido, é de suma importância para confecção e adaptação do vestido ao seu corpo. Se mesmo você caminhando o couro do sapato não cedeu, nada de seguir a velha dica da vovó de colocar o sapato no congelador. A melhor coisa a se fazer é ar quente! Então pegue seu querido secador de cabelo e passe o ar quente no sapato ate o couro amolecer. Essa é uma dica maravilhosa.
  • Caso o sapato esteja saindo um pouco do seu pé, hoje no mercado se vendem tiras para segurança de calcanhar, são sempre muito úteis e funcionais. Se o seu pé é muito fino e vai pra frente, existem as palmilhas de silicone que evitam que os pés deslizem para frente.
  • Não esqueça de separar todos os itens que farão parte do seu making of. Perfumes, brincos, buque, convites e os sapatos, sem esquecer que todos devem estar dentro de um mesmo contexto.

 

 

Não há dúvidas de que o sapato é um dos itens fundamentais para seu casamento. É preciso ter muita calma na hora de escolher o seu modelo, atentando-se – se possível – a todas as dicas que dei acima. Escolha um modelo que representará você e tenha o conforto de um sapato que te dará confiança em sua postura, a segurança de um sapato firme e a beleza de modelo que lhe gerará ótimas fotos.  Afinal de contas, somente nós mulheres sabemos o quanto um sapato incomodo pode acabar com nosso dia! Não deixe que um detalhe do seu casamento acabe com tudo que, por muito tempo, você planejou.

 

Theme by binabot software