Home / Materias / Moda noiva – tendências e principalmente: estilo

Moda noiva – tendências e principalmente: estilo

12014970_823990071054989_8875031884842921435_o-1

Por Rodrigo Guimarães

Primeiramente, eu gostaria de agradecer a revista Real Noivas por me abrir este espaço. Mas sobre o que falar? Sobre moda, tendências, e muito sobre estilo – assunto pelo qual gosto muito. Vamos direto ao que todas as noivas querem saber: O que vem por aí em 2016?!

As grifes internacionais trouxeram muito brilho, fluidez, rendas e transparências, mas também muitas cores e flores, parte que eu gosto muito haja visto as minhas novas criações. As rendas estão maiores trazendo mais detalhes e relevos, e as aplicações assimétricas são o ponto alto. A segunda pele por sua vez desaparece um pouco, mas fiquem calmas! As transparências continuam, só que agora ou elas estão direto na renda ou em transparências que seguem o mesmo tom do vestido. Uma coisa muito legal são as cores que vêm mais pasteis dando um ar vintage e romântico o que particularmente eu amo.

Screenshot_2016-01-19-23-06-19 Screenshot_2016-01-19-23-10-30

Mas e a noiva? Qual é a tendência para 2016? Existe?

Certa vez, uma noiva me perguntou se eu acreditava em moda para noivas e eu sem pensar respondi que não.

Você deve estar pensando: “Como assim? Um estilista que não acredita em moda? “ .

Screenshot_2016-01-19-23-18-51

Deixe-me explicar: acreditar eu acredito. Mas o que é a moda? Um grupo de pessoas que se uniram para ditar tendências e fazer você trocar de guarda roupas todos os anos para dizer que se você não seguir isso você não será descolada, Fashion? Sim! Isso é a moda de hoje, o consumismo.  Mas a moda veio para que grandes artistas pudessem se expressar através dos tecidos e fazer uma grande exposição ao ar livre. Arte em movimento. Assim como grandes pintores puderam expressar suas raivas e emoções, puderam contar historias e revoluções, os estilistas também o fizeram. O maior exemplo disso foi Coco Chanel ao colocar calças nas mulheres. Mas houve ainda quem falou de guerra, ou criaram uma era, ou até mesmo John Galliano que trouxe o Egito em figurinos geniais em seu desfile antológico de 2004 para Dior. E como não falar da incrível coleção Mondrian de Yves Saint Laurent que fez as telas de Pieter Cornelis Mondrian ganharem as passarelas? Uma vez me perguntaram se era difícil fazer moda, eu respondi que não. Não é difícil fazer um vestido, uma obra prima. O difícil é você encontrar quem a entenda. Porque eu não faço vestido, eu faço arte para deixar as pessoas bem consigo mesmas e colorir o mundo. Então no que eu acredito? Em estilo.

Eu já atendi noivas que me perguntaram se podiam usar laços, plissês, renda guipure ou flores quando não estavam na moda. Claro que sim! Essas coisas são atemporais, se tornaram clássicos e não precisam esperar que a moda diga o momento certo de usá-los. Se isso combina com você, use-o, siga seu estilo e personalidade. Já atendi muitas noivas que vieram acompanhadas de amigas ou familiares com opiniões contrárias ao gosto da noiva. O que fazer? Usar aquilo que me faz ser quem eu sou ou aquilo que as pessoas querem que eu use?

A moda noiva não existe, as tendências para elas sempre são as mesmas de toda coleção. Preste atenção, por exemplo, na coleção de Ellie Saab, Zuhair Murad ou outros que colocam uma noiva no final do desfile. É a mesma coisa que se apresentou no desfile inteiro, só que em branco.

Defendo aqui com unhas e dentes o estilo. Se vestir nada mais é que expressar seu estilo, personalidade e claro, o bom gosto atrelado à moda. Constanza Pascolato disse uma vez em uma revista o que define bem isso, a diferença entre moda e estilo.

tempFile_2016-01-19-23-16-08

“Estilo não é saber o que está usando (embora isso ajude), mas saber o que usar. A moda é de todas, o estilo é individual. A moda uniformiza, o estilo distingue. A moda é informação, o estilo é auto conhecimento.”

Então, quando você for procurar um estilista respeite suas criações, mas jamais deixe de expressar, colocar a sua personalidade na criação. Tenho certeza que será possível fazer um vestido incrível, com traços das últimas tendências, mas cheio de você.

E para finalizar, gostaria de deixar aqui uma frase em que eu acredito em número, gênero e grau dita por Ralph Lauren, um dos maiores estilistas internacionais. “I believe in style, not fashion.” – Eu acredito no estilo, não na moda.

Theme by binabot software