Home / Materias / Por que a noiva usa o véu e grinalda?

Por que a noiva usa o véu e grinalda?

IMG_1654

Por Diego Nascimento

tipos-de-véus-de-noiva-longo-curto-ou-voilete-como-usar_0001

Já na antiguidade, o véu era usado como parte do vestuário feminino, principalmente pelas mulheres da nobreza – pois sua pele deveria ser clara. As camponesas tinham pele escurecida, queimada pelo forte sol. Sua função a princípio era proteger o cabelo e a pele da nobreza contra danos causados pelo sol e pelo vento. A grinalda servia como assessório de beleza, completando o véu.

Na noiva, o costume teve início na Grécia Antiga e foi criado para afastar maus olhados da noiva e protegê-la da cobiça dos possíveis admiradores. Diferentemente dali, na idade média somente as mulheres dos povos Anglo-Saxões poderiam usar o adereço. As jovens solteiras não poderiam usar de maneira nenhuma.

Ele possui um significado religioso no Cristianismo também, pois em todas as representações de Maria – Mãe de Jesus Cristo – ele aparece. Seu uso já era comum mesmo antes de 1960. O véu está presente desde na mitologia até em diferentes povos, cada um com sua crença.

noivasnovela_f_001Uma noiva que usa este assessório ganha uma aura angelical, quase divina, por isso ainda é considerado símbolo da pureza, tendo então o seu tom ser branco ou em cores claras. Há indícios de que o primeiro véu foi feito de tule de seda, no inicio do século XIX. Por ter passado a ser utilizado em noivas, é como se fosse uma espécie de proteção mágica devido a sua natureza santificada.

Não há dúvidas de que o véu da para a noiva o toque final para que ela seja uma rainha. Afinal de contas, é exatamente isso que ela é, no dia em que a noiva é a presença mais importante, seguida pelo noivo. A peça oferece charme e requinte, complementando o vestido que a noiva escolheu.

carrega_imagem.asp

De tão tradicional, você sabia que há uma bebida nordestina chamada de “véu de noiva”? A receita é super simples: Basta bater no liquidificador 1 dose de pinga, 1 dose de leite de coco, 1 dose de soda e 1 colher de leite condensado. Beba gelado. Mas espere, a bebida não tem nenhuma ligação com casamento ou com Santo Antônio, então beba com moderação.

Que o noivo não deve ver sua noiva antes do casamento, já sabemos. Mas no casamento judeu, o noivo antes mesmo de dizer o sim, levanta o véu da noiva para certificar-se de que realmente está se casando com a pessoa certa. Outra coisa que talvez você não saiba, é que o costume das noivas taparem o rosto com um véu deriva de uma superstição milenar. Quase todas as superstições relativas ao dia do casamento tem a ver com uma crença pagã de que a noiva era alvo preferencial dos maus espíritos. Para que estes não a reconhecessem, a noiva escondia seu roso com panos e fazia-se rodear pelas mulheres vestidas de modo idêntico. E esse costume deu origem ao véu da noiva e ao cortejo de damas de honra.

veu-cintura

A princesa Kate Middleton vestida para seu casamento com o Príncipe William

Então, agora ficou um pouco mais claro do porquê de toda noiva usar o véu. Independente do tamanho, crença ou religião, é inegável que é uma peca que dá todo um acabamento na vestimenta da noiva. Abuse no seu véu e esteja magnífica para o dia do seu casamento.

Theme by binabot software